Gestão Condominial na Prática - Mayara Prado
Graduada em Administração de empresas, Militante há mais de 10 anos, Advogada e Palestrante, Membro da Comissão de Direito Condominial OAB-Santos/SP, Pós-graduada em gestão de negócios FGV/SP e Franqueada na Baixada Santista da Manager Administradora de Condomínios.
08 dicas para realizar uma assembleia de sucesso!
A Assembleia é considerada um dos momentos mais importantes do condomínio, pois além de ser obrigatória sua realização anualmente, estabelecido pelo Código Civil e Convenção Condominial, é primordial para entender as demandas, receios e anseios dos proprietários. Cada condomínio tem uma personalidade diferente, durante as reuniões, um bom gestor consegue filtrar diversas respostas e traçar estratégias que serão de suma relevância para alcançar os resultados pretendidos pela massa condominial.
Entretanto, muitos condôminos deixam de participar das reuniões por elas serem pouco atrativas e longas, principalmente, em função do desvio constante dos assuntos.
Porém, sim, é possível elaborar uma assembleia de condomínio produtiva e interessante, de forma com que o número de participantes só aumente com o tempo. Isso certamente contribui para uma melhor tomada de decisão e o bom andamento de todas as atividades necessárias ao empreendimento, beneficiando a todos.
Veja agora algumas dicas de como fazer isso:
- PLANEJAR COM ANTECEDÊNCIA: Elenque os últimos acontecimentos no condomínio, converse com os moradores, se necessário faça enquete antes da reunião. Pense em assuntos relevantes e necessários! Não coloque assuntos que não refletem os desejos da coletividade, as vezes item exigido por um único condômino, foram da realidade do respectivo condomínio.
- EDITAL CONFORME A CONVENÇÃO CONDOMINIAL: cumpra o envio exatamente de acordo com os ditames internos, previstos na Convenção Condominial e leis vigentes. Atenção!!! Não discuta ou delibere assuntos que não estejam no edital, além de não ter valia podendo ser impugnado, dispersa a concentração dos presentes e gasta um tempo precioso que poderia ser utilizado com outro assunto importante em pauta.
- DELIBERAÇÕES CURTAS E OBJETIVAS: Evite pautas longas com mais de 05 itens para discutir. Façamos uma reflexão, se cada item durar 60 min., a assembleia terá 05 horas, ou seja, mais que isso será extensa e cansativa. Muitos moradores participam só nas primeiras horas e vão embora! Não deixe isso acontecer, nem que seja preciso fazer 02 reuniões para dividir os assuntos. Outra sugestão é ter um sistema de controle de tempo para a fala de cada participante, de forma com que seja possível fazer alertas caso alguém esteja se alongando demais.
- PREPARE O AMBIENTE: Esses “detalhes” são importantíssimos, caixa de som sem ruído, microfones com volume correto, projetor, uma apresentação bem-feita, aluguel de cadeiras e mesas, café e água à disposição e a escolha do local mais adequado possível: salão, garagem, solarium, etc.
- CONDUÇÃO DA ASSEMBLEIA: o presidente é o responsável por conduzir a assembleia e manter a ordem. Essa escolha é importante e pode fazer toda a diferença no desenvolvimento da assembleia.
- ADMINISTRADORA PREPARADA: No começo de carreira achava normal o representante da Administradora ficar atrás da mesa só ouvindo e tomando notas. Como mudei! Uma verdadeira Administradora auxilia de forma significativa a realização da assembleia. Conduz, orienta, explica, apresenta, demonstra. Em outras palavras, trabalha de forma ativa junto com o síndico e conselheiros.
- MATERIAL E ESTUDO: Esteja preparado para a reunião, prepare o material e estudo de cada item, se possível com fotos, documentos e estatísticas. Mostre para os condôminos a importância dos assuntos que serão deliberados, que você sabe o que está falando em prol do coletivo.
- TECNOLOGIA A FAVOR DO CONDOMÍNIO: Os recursos tecnológicos, utilizados para tantas situações do dia a dia, também estão a favor dos condomínios. Para auxiliar os empreendimentos a terem uma participação elevada de moradores, independentemente de onde estiverem, existe a Assembleia de Condomínio Digital/Virtual. Essa tecnologia inovadora, permite que os condôminos participem ativamente das assembleias e exerçam seu poder de decisão sem que precisem sair de onde estão. Além disso, por meio de login e senha, é possível acessar a plataforma de qualquer dispositivo conectado à internet, seja um notebook, tablet ou smartphone aumentando a participação significativamente.
Artigo desenvolvido por:
Drª Mayara Prado - Administradora Manager Gestão Condominial
Contatos (13) 98846-4699 e 3349-8834
E-mail: mayara.prado@manageradmfran.com.br
Site: www.manageradm.com.br
✔️Minicurrículo
Graduada em Administração de empresas
Militante há mais de 10 anos
Advogada e Palestrante
Membro da comissão de Direito Condominial OAB - Santos/SP.
Pós-graduada em gestão de negócios FGV/SP.