10/04/2020
O criminoso fugiu, mas o sistema de segurança do edifício registrou a movimentação dele no local
Um bandido bem vestido se passou por amigo de condômino para invadir um prédio de classe média, no Jardim Proença, em Campinas, no começo da tarde do último sábado. A ação de furto foi impedida porque o primeiro apartamento que ele arrombou havia moradores. O criminoso fugiu, mas o sistema de segurança do edifício registrou a movimentação dele no local.
A família que foi surpreendida pelo ladrão está apavorada e quer a prisão do suspeito. “Já não durmo mais, pois imagino que ele vai entrar de novo em casa. A gente não sabe se ele realmente veio para roubar”, disse uma coordenadora de loja, de 25 anos, que mora no apartamento e por pouco foi rendida pelo suspeito. Em razão do isolamento social e como medida de prevenção, o crime foi registrado pela internet.
A invasão ao prédio aconteceu às 12h10, de acordo com as imagens. O homem, com aparência entre 25 e 30 anos, usando bermuda branca, camiseta azul e sapatênis, aproveita a chegada de um morador idoso na portaria para entrar no prédio. Ele alegou para o morador que havia ido visitar amigos no local. O prédio não tem porteiro, mas tem portaria eletrônica com uso de boton.
No saguão de entrada, o morador chama o elevador, também por boton, mas como o rapaz entra no elevador, o morador decide aguardar para evitar contaminação da Covid-19.
As imagens mostram o suspeito no elevador manuseando um iPhone e também ele transitando no prédio.
Antes de invadir o apartamento da coordenadora, ele desce novamente no térreo e depois usa escadas e sobe até o 12º andar, onde a jovem e a mãe moram. As duas estavam na companhia nos seus respectivos namorados, almoçando. “Em dado momento fui até a cozinha tomar um remédio quando percebi que alguém mexia na porta. Chamei minha mãe. Em questão de segundos, o homem abriu a porta com uma chave de fenda e entrou. Foi tudo muito rápido. Ele veio em minha direção com a chave na mão e minha mãe gritou”, contou a vítima.
Com o barulho, o namorado da jovem e o padastro dela entraram na cozinha com uma faca de churrasco e o suspeito fugiu. Na fuga, ele arrombou o portão social do prédio com a chave de fenda. “Vimos um homem do outro lado da rua que correu com ele. Estamos muito assustadas e queremos muito que a polícia prenda e descubra o que esse homem queria no prédio. Moro aqui há 10 anos e nunca houve algo semelhante”, disse.
O caso foi registrado online como tentativa de roubo e será investigado pelo 10º Distrito Policial (DP), no Jardim Proença. As imagens foram divulgadas pela jovem.
Para assistir as filmagens acesse: Correio Popular