Gestão Condominial na Prática - Mayara Prado
Graduada em Administração de empresas, Militante há mais de 10 anos, Advogada e Palestrante, Membro da Comissão de Direito Condominial OAB-Santos/SP, Pós-graduada em gestão de negócios FGV/SP e Franqueada na Baixada Santista da Manager Administradora de Condomínios.
Dica de ouro! Síndico elabore um kit de boas-vindas para os novos moradores!
A primeira impressão é a que fica! Quem não gosta de ser bem recebido quando chega em um lugar novo. E se esse lugar for o futuro lar da sua família? Melhor ainda né!
Quando o gestor recebe os novos proprietários ou inquilinos, consegue estabelecer uma relação de amizade e confiança. É a oportunidade perfeita para conhecer os condôminos, entender quais são as expectativas da família e, principalmente, explicar como funciona o condomínio.
Monte o Kit de BOAS VINDAS com o passo a passo abaixo:
1. O gestor deve se apresentar pessoalmente, marque um horário para receber a nova família na zeladoria ou sala de administração;
2. Inicie a recepção com uma conversa agradável em um ambiente organizado;
3. Entregue uma cópia da Convenção Condominial e do Regulamento Interno. Eles podem ser enviados por e-mail em PDF;
4. Entregue os formulários obrigatórios de segurança, tais com: autorização de obra e reforma, cadastro de moradores e prestadores de serviços, padronização de envidraçamento de sacada e normas específicas aprovadas em assembleias;
5. Crie um manual do condômino com as regras internas resumidas, exemplo: agendamento de mudança, horário permitido para obras, acesso de visitantes, locação de espaços, separação de lixo e outros. Lembre-se quanto mais informação esses novos moradores tiverem mais ambientados eles ficarão, isso reduzirá significativamente a possibilidade de transtornos dentro do condomínio;
6. Aproveite a oportunidade para atualizar o cadastro da unidade como as informações dos moradores, quantidade de veículos, vagas demarcadas ou não, cartão de carrinho de mercado, chaves de depósitos e outros itens relacionados a respectiva unidade autônoma;
7. Indique o site da Administradora para que os condôminos tenham acesso as Atas registradas das assembleias e comunicados. O histórico passado do condomínio;
8. Informe todos os contatos de apoio, como: portaria, zeladoria, administradora e síndico;
9. Apresente o quadro de funcionários do condomínio, orgânico ou terceirizado, o que cada setor executa e as responsabilidades. Exemplo: Portaria, zeladoria, administração, expedição, limpeza e outros;
10. Ande com os moradores pelo condomínio e apresente a área comum, em cada ambiente informe as regras, formas de utilização e horários permitidos.
Dica bônus: Resuma as regras de cada ambiente, imprima e deixe em um local visível na entrada no espaço. Orientação nunca é demais!
O objetivo das BOAS-VINDAS é conhecer e transmitir informação para os novos moradores! Uma frase que amo é: A comunicação nos aproxima, mas o respeito nos UNE!
Artigo desenvolvido por:
Drª Mayara Prado - Administradora Manager Gestão Condominial
Contatos (13) 98846-4699 e 3349-8834
E-mail: mayara.prado@manageradmfran.com.br
Site: www.manageradm.com.br
✔️Minicurrículo
Graduada em Administração de empresas
Militante há mais de 10 anos
Advogada e Palestrante
Membro da comissão de Direito Condominial OAB – Santos/SP.
Pós-graduada em gestão de negócios FGV/SP.