Compartilhe:

09/05/2018

Gestão Condominial e Planejamento

Gestão Condominial e Planejamento

Por Rildo Oliveira

 

“Ninguém planeja fracassar, fracassa por não planejar”. Esta é uma máxima que podemos aplicar em qualquer atividade e, não poderia ser diferente com a Gestão Condominial.

 

Um bom planejamento começa com o levantamento das provisões que irão impactar no orçamento tais como: folha de pagamento, contratos com prestadores de serviços, manutenções na edificação que, inclusive, é imprescindível que se inclua, dentre as provisões, recursos para que se iniciem as adequações necessárias para a aquisição do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB.

 

De acordo com a Dra. Michele Lordêlo, do Grupo Lordêlo, “os Gestores e os Condôminos não conseguem valorizar a cultura do planejamento, como se isto fosse restrito somente a instituições e empresas. Mas segundo a especialista em Auditoria para Condomínios, se um prédio não fizer ao menos uma Auditoria por ano ou na troca de gestão o empreendimento estará fadado a ser pego de surpresa com saldos que não foram conferidos ou não condizem com a realidade do condomínio, podem também surgir ações trabalhistas, multas e a Auditoria têm como uma de suas funções prevenir”.

 

A prevenção inicia com a composição da Previsão Orçamentária de acordo com as características de cada empreendimento, o ideal é que o Síndico além de contar com a sua Administradora, que provavelmente lhe proporciona o suporte contábil, contrate junto a um Engenheiro uma inspeção predial, o qual irá apontar os pontos mais críticos, que merecem atenção com mais urgência.

 

Em alguns casos a Previsão Orçamentária fica muito vulnerável quando os cuidados acima não são levados em consideração e consequentemente ocasionam os temidos aumentos da cota condominial e, na maioria das vezes, a instituição de taxa extra para cobrir despesas que poderiam ser evitadas com a realização da manutenção preventiva.

 

Falando em preventiva, podemos lembrar que a Auditoria para Condomínios também pode ser realizada preventivamente todos os meses e como Síndico Profissional procuro associar a função com esse a Auditoria para ter um parecer de um profissional independente de administradora, conselho e moradores.

 

Dra Michele Lordêlo, ressalta que “o investimento em Auditoria Preventiva chega a sair por R$ 2,00 por condômino a depender do tipo do empreendimento e do tipo de análise mensal”, ela conclui dizendo que “os condôminos pagam muito mais em média R$ 26,00 a depender do condomínio, para ter um colaborador no prédio para retirar o lixo da porta de casa e nesse sentido, prefere-se comodidade à segurança das informações financeiras, de um imóvel muitas vezes adquirido, com tanto sacrifício”.

 

 

Ouça o audio da entrevista:


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: