WhatsApp no Condomínio
Indiscutivelmente, a ferramenta WhatsApp veio para contribuir com a sociedade, muito em especial em tempos de pandemia, onde o distanciamento social é fundamental. Ela não só contribui para a comunicação entre as pessoas, como também facilita sua localização em caso de necessidade e uma outra série de benefícios.
Contudo, toda e qualquer ferramenta só é boa se for utilizada de forma adequada, com racionalidade e segurança, ou seja, deve ser escolhida de maneira correta para que se obtenha um resultado correto. Já imaginaram usar uma chave de fenda para apertar uma porca? O problema não está na chave de fenda, e sim, na escolha da ferramenta e sua aplicação.
Outro ponto que deve ser observado é que o WhatsApp é um “ambiente”, e como todo ambiente em que estamos, para cada um deles devemos ter um tipo de comportamento. Mas infelizmente o que vimos, muitas vezes, é que as pessoas não perceberam isso, em especial quando são formados os famosos “Grupos de WhatsApp”.
O que temos observado é que nos grupos de WhatsApp de condomínios muitos assuntos são tratados de maneira totalmente inadequada para aquele ambiente; vemos ofensas desnecessárias, acusações infundadas ou até mesmo levianas, que se estivessem em um ambiente não virtual não aconteceriam. Apesar de não ser a forma correta de relacionar-se, esse ainda não é o pior dos problemas; o maior problema é quando vemos assuntos de segurança do condomínio serem tratados de forma escancarada em nome de uma liberdade de expressão, o que coloca totalmente em risco a comunidade. Veja alguns exemplos típicos de diálogo na rede:
“Gente, é verdade que a cerca elétrica não está funcionando?”;
“Quero reclamar que o vigilante não está passando na minha rua”;
“Alguém pode me informar por que as câmeras estão desligadas e o portão não está fechando?”.
Realmente são informações muito importantes, e sem sombra de dúvidas devem ser repassadas, mas não pelo o WhatsApp. Essa é uma informação que pode ser encaminhada por alguém mal intencionado e o mundo lá fora já sabe dos problemas e vulnerabilidade do condomínio. Existem ferramentas específicas para esse fim.
Outro ponto que, além de constrangedor, também se torna um motivo para atitudes de desinteligência, é quando acontece algo no residencial.
A informação muitas vezes vem acompanhada de inúmeras ofensas, totalmente desnecessárias, e o que era importante acaba não sendo solucionado, pois começa uma discussão generalizada que não vai levar ninguém a lugar nenhum – a não ser o risco de algo mais sério, como agressões, que vão desde morais até físicas. O que temos observado é que o WhatsApp tem se tornado um câncer dentro dos condomínios, não por culpa da ferramenta, mas sim porque estão usando-a de forma errada.