“Na hora que escutei um barulho, corri para fechar a janela e achei que era um redemoinho. Mas, meus netos que estavam brincando na rua disseram que passou um avião”, disse.
Ela contou que não sabe como arcar com os prejuízos com telhas e o carro que teve o vidro quebrado. Durante a manhã, moradores se reuniram para ajudar a assentar algumas telhas.
A síndica do condomínio, Ruth Benfica, informou que orientou a todos a fazerem uma vistoria, pois telhas de outras casas também podem ter se deslocado e causar prejuízos futuros.
“Outras casas vão perceber danos na hora que houver uma chuva. As casas não têm laje, somente forro. Se água cai entre as telhas, pode estragar e esse forro cair”, falou.
Ruth também contou que vai procurar a Infraero e outros responsáveis pelo incidente.
Equipes da Defesa Civil estiveram no local, além do Corpo de Bombeiros. Nenhuma casa precisou ser interditada, ninguém se feriu e foram registrados somente danos materiais.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deve ser acionada para posicionamento do ocorrido.
Telhas são arrancadas de casas em condomínio de Uberlândia, suspeita é que destalhamento tenha sido causado por avião — Foto: Condomínio Terra Nova II/Divulgação
Moradores relataram à reportagem que as telhas caíram devido a uma rajada de vento causada por uma aeronave que passou no local.
O comando da Aeronáutica, por meio da assessoria de imprensa, confirmou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou procedimento de aproximação para o aeródromo de Uberlândia durante uma missão de treinamento, prosseguindo em seguida para São José dos Campos (SP).
Esclareceu também que as informações meteorológicas no momento do procedimento indicavam rajadas de vento nas proximidades do aeródromo, fato que não alterou a trajetória planejada da aeronave.
A reportagem procurou a climatologista Wanda Prata que confirmou que houveram duas rajadas de vento de 50.4 km/h, sendo uma em cima de outra, durante a tarde na cidade.
Contudo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nenhuma mudança climática ou anomalia foram detectadas na cidade.
Fonte: G1 MINAS