1º Café com Síndico com o tema Inadimplência é sucesso em Belo Horizonte
Foi realizado no último sábado, 23/06, na sede da CDL/BH, o 1º Café com o Síndico, evento realizado pela CDL - Câmara dos Diretores Lojistas em parceria com a ASCOB – Associação dos Condomínios do Brasil. O evento, realizado em formato de workshop, teve como tema central a inadimplência e foi muito elogiado pela forma profunda e objetiva em que os assuntos foram abordados, no espaço de apenas duas horas.
Após a recepção com um farto café da manhã, o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, e o presidente da ASCOB, Wendel Aureliano, fizeram a abertura solene do evento, sendo procedidos por Marcelo Carneiro, que apresentou as vantagens da associação à ASCOB e CDL.
Em seguida, Ana Paula Bastos discorreu sobre o tema “Cenário econômico e indicador de inadimplência”, em que destacou como as decisões macroeconômicas afetam a decisão individual de adimplemento, sendo possível antecipar cenários de inadimplência.
O tema “Gestão de inadimplência no condomínio” foi abordado pelo Dr. Fabio Barletta, advogado especialista em direito condominial, sócio do Barletta e Oliveira Advogados Associados, autor do livro “Gestão Condominial Eficiente” e diretor executivo do Papo Condominial BH. Nesta parte, os síndicos foram orientados sobre os fatores internos e externos que podem contribuir para a inadimplência.
Em complemento, o Dr. Alexandre Dinelli, representante jurídico da CDL e Renan Rocha trataram do “Registro como ferramenta de combate à inadimplência”, apresentando o apontamento nos órgãos de proteção ao crédito como mais uma ferramenta de combate à inadimplência condominial e a melhor forma de implantação desse sistema nos condomínios.
Para finalizar, o Dr. Alexandre Dinelli suscitou os principais pontos da Reforma Trabalhista que impactam diretamente nas relações de trabalho nos condomínios.
O 1º Café com o Síndico contou com o apoio do Papo Condominial BH, Interbind e CWR Gestão de Mão-de-Obra e foi o primeiro de outros a serem promovidos pela ASCOB, em parceria com a CDL/BH.