Saude, controle de pragas e sustentabilidade no mercado imobiliário
Sou Tiago Machado, CEO do Ecozilla, o primeiro centro de referência em sustentabilidade do Ceará, onde atuamos na assessoria e promoção de soluções no mercado corporativo e residencial. Para o Instituto Ecozilla, a sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência para se tornar uma realidade no universo condominial. Isso porque o realizamos um trabalho relevante promovendo a adoção de práticas e soluções para mitigação do impacto ambiental, proporcionando reduções de custos, trazendo além de inovação, valorização de imóveis e qualidade de vida. Isso é possível, porque o Ecozilla oferece um diagnóstico que permite que síndicos passem a conhecer todos os pontos de correções e melhorias através de uma vistoria no condomínio e em sua operação, gerando um relatório de sustentabilidade personalizado contendo práticas e soluções pertinentes ao tipo de infraestrutura, perfil financeiro, estilo de vida dos moradores e necessidades pontuais que o condomínio possa ter.
O Ecozilla hoje dispõe de mais de trinta fornecedores que compreendem as categorias de eficiência energética, gestão de recursos hídricos, de resíduos sólidos e orgânicos, manutenção de áreas verdes, acessibilidade, mobilidade urbana, manutenção de equipamentos, segurança e controle de acesso, combate a incêndio, internet das coisas, entre outras soluções e inovações. Somos muito criteriosos na escolha de soluções e fornecedores, pois a medida que fazemos indicações, somos corresponsáveis pelo desempenho deles.
Com base em nosso diagnóstico, o gestor pode elaborar um plano de ação e criar um cronograma para implementar melhorias da forma mais adequada e com base nos benefícios mais urgentes ou na disponibilidade financeira do condomínio.
Vale ressaltar que hoje as certificações sustentáveis do mercado imobiliário, prezam muito pelos quesitos de saúde e bem estar, considerando que em vida coletiva, é importante evitar doenças e garantir um ambiente saudável, sobretudo para crianças e idosos. Nesta arena, uma solução vem ganhando destaque como base para promover saúde nas habitações: o controle de pragas.
Em Fortaleza, a empresa Astral Saúde Ambiental tem conseguido promover dois grandes benefícios quando o assunto é sustentabilidade, a preservação da saúde do ser humano e a do meio ambiente: Uma é o controle de pragas urbanas promovendo ambientes e habitações livres de contaminações por meio de sua atividade na qual é especialista, e outra a busca constante por melhoria nos processos, com foco em uma dinâmica de trabalho que apresenta o menor impacto ambiental possível. Por exemplo, a Astral mantém processos de logística reversa para cuidar do seu resíduo, através de empresa especializada para manipular e descartar corretamente embalagens e vasilhames de conteúdo considerados perigosos. Dentro do padrão de atuação, cada funcionários é treinado para realizar inspeções aprimoradas e saber exatamente o risco do ambiente para usar quantidades e aplicações pontuais de defensivos químicos, evitando uso exacerbado e desperdício de produtos no combate a pragas, mas também preservando o meio ambiente mantendo controle criterioso em sua operação. Preocupada com seu desempenho, procurou garantir sua qualidade e comprometimento com o meio ambiente através das chancelas de excelência na qualidade (ISO 9001), do meio ambiente (ISO 14001) e segurança do trabalho (OHSAS 18001). Também criou aplicativo que ajuda populações na luta contra a dengue, a zika e a chikungunya, fazendo sua contribuição social ajudando comunidades, sobretudo as carentes, no combate a doenças epidêmicas.
Nós do Ecozilla, que estamos sempre antenados com as inovações e coletando informações sobre fornecedores em potencial, conhecemos a Astral durante a Expo Market Condomínios, maior evento de gestão do setor, ocasião na qual fomos apresentados aos executivos locais, Marcos Souza e Lesley Melo, quando a partir de então demos início a uma parceria de atuação que visa contribuir com planeta, oferecendo qualidade de vida para nossos clientes e comunidade.
Esta reportagem teve o apoio de Astral Saúde Ambiental - Fortaleza